Páginas

E-familynet.com Ticker

terça-feira, 14 de junho de 2011

Aulinha 6: datas de organização

Posted by Bianca Massih |
Oi, Pessoal!!

Hoje vou dividir com vocês algumas coisas sobre prazos para organização que mamãe reuniu por aí, seguindo orientações de médicos, trocas de experiências em foruns e vendo como fazem as outras mamães.

Está chegando o grande dia. Faltam apenas dois meses. E aí? Está tudo pronto? Check list!

Quando começar a arrumar o quarto?
Depende! A estrutura é grande ou pequena? O quarto do bebê é individual ou ele vai dividi-lo com alguém? A arrumação inclui reformas? Isso é individual. O certo é analisar o prazo para término. A partir do 7º mês o bebê é uma caixinha de surpresas. Podemos chegar a qualquer momento. Portanto, é importante que o quartinho esteja pronto já pelos 7 meses de gestação. Já calculou quando o seu bebê vai nascer? Então agora pode voltar às primeiras perguntas e programar a reforma, ou compra dos móveis. Tenha em mente que a compra dos móveis pode demorar até meses se você mandar fazê-los sob medida. Assim, você pode saber quando começar a arrumar o quartinho do bebê.

Quando fazer o chá de bebê?
Aproximadamente pelo 7º mês também! Está se aproximando a data de nascimento do seu bebê, e a mamãe precisará de um tempo para diversão, que será o dia do chá!
Assim que a estrutura do quartinho do bebê estiver pronta, você poderá colocar dentro dele tudo o que fizer parte do enxoval. Para o enxoval faça uma lista: coisas que você precisa e quantidade mínima do que precisa. Tire daí o que já ganhou e deixe o resto para o chá de bebê. 
No dia seguinte ao chá, não perca tempo, liste o que ganhou e veja o que falta. Agora você vai comprar apenas o que o bebê precisar logo de imediato ao nascimento, para ter tudo pronto até a chegada do anjinho.
Calcule de uma a duas semanas para fazer as compras complementares. 

Quando lavar o enxoval?
Lavar o enxoval? Sim! As roupinhas são industrializadas, passam por químicas, lugares diversos, muitas mãos e vão direto para o seu bebezinho. Assim que tiver a lista de enxoval completa, lave tudo com sabão neutro. Não use sabão normal ou amaciante, pois isso pode causar alergias e irritações na sensível pele do seu bebê. Se utilizar saponáceos comuns, enxágue as roupinhas em água e vinagre para tirar toda essa química.

Quando deixar a mala pronta?
A mala da maternidade deve estar pronta a partir do momento em que o enxoval estiver limpinho e arrumadinho. Prepare uma mala para a mamãe e para o bebê. Coloque as roupinhas em saquinhos com etiquetas: dia 1, dia 2, dia 3... e assim por diante. Afinal, você não quer que a enfermeira coloque no primeiro dia a roupinha de saída da maternidade no seu bebê, e deixe ele com um body bem simples para ir pra casa, né?!
No máximo, com 8 meses, a mala já deve estar dentro do carro. Qualquer emergência, o papaizão não vai ficar perdido procurando as coisas.

Mais alguma coisa para checar antes do bebê chegar?
> Em que hospital quero que o bebê nasça? Procure com o papai a melhor opção para a chegada do seu bebê. Veja o que o hospital oferece, e tenha em mente, que um hospital com UTI Neonatal é muito importante.
> O que o meu plano de saúde cobre?
Verifique com o seu plano de saúde o que ele cobre, os prazos, os limites e o tempo de carência.
> O hospital oferece serviço de filmagem de parto?
Alguns hospitais tem uma equipe especializada para eternizar esse momento tão mágico. Outros não permitem a filmagem do parto. Informe-se antes de chegar para o parto.
>Que roupas devo levar para mim e para o bebê?
Alguns hospitais oferecem roupas e acessórios para os primeiros dias. Informe-se com o hospital.

Por enquanto é só. Depois deixo a mamãe compartilhar mais algumas coisas.

Beijinhos,
Bibi

2 comentários:

Rafa Oliveira disse...

Oi Nati e Bibi!!! Adorei essa aulinha, super legal, aqui em casa eu ainda nao tenho nada pronto!! ta me dando um desesperooo..... os móveis chegaram na segunda e ainda faltam ser montados, comecei a lavar as roupinhas agora e so qnd terminar que eu vou arrumar a malinha do Rafinha!!
E ai como está tudo ai???
bjinhuss....

Natalia Massih disse...

Rafa... que loucura! Eu comecei a separar as roupinhas da Bibi pra lavar, mas estou gripada e está bem frio aqui. Vou ter que adiar um pouquinho a lavagem. Os móveis do quartinho já chegaram. Minha sogra comprou o colchão e tenho que montar o kit de berço, e lavar os lençóis. Só que apresento minha mono semana que vem, então não posso nem me dar ao luxo de pensar nisso agora... 31 semanas!!! Affff Beijosss

Postar um comentário

Fale com...

Fale com a mamãe em natalia@biancamassih.com

Banco de Leite

O Banco de Leite do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, está precisando de potes de vidro com tampa de plástico para armazenamento de leite.

Junte aqueles potes de café, maionese, etc e leve até o HNSC.

Mas não esqueça: o pote tem que ser de vidro e a tampa de plástico. Potes com tampa de metal não servem.

Maiores informações: 48 3631-7149

Amigos

 

Visitinhas da Bibi